domingo, 11 de abril de 2021

Um passeio pelo STF

Um passeio pelo STF



Luiz Andrada

10 abr. 2021

luizandradabh@gmail.com





Trupico é um simples cidadão brasileiro. Meio grosso às vezes. Mas esperto, manso. Vai ciscando, ciscando, pra ver se consegue o que quer. Um dia ele visitou o STF.


Trupico: Ôh nobre corte! Quem é o rei desta joça?


Marco Aurélio: Senhor Presidente? Presidente? Quem é essa lombriga falante, usando o microfone?


Luiz Fux: Quem é o senhor?


Trupico: Eu sou o Trupico. Por que, égua? Eu tô limpinho, viu. Sou pobre, mas banhei ontem.


Luiz Fux: O que o senhor quer, Trupico?


Rosa Weber: Ai que nojo... Ai que nojo... Tem um pobre na corte... Cadê meu sal de fruta, gente? Garçom? Meu sal! Agora!


Trupico: Então... Como é aquela música? “Eu tenho tanto pra lhe falar!”... É tanto trem na minha cabeça... Pra começar eu queria provar só uma lambisquinha duma lagosta, e um golinho dum vinho afrescalhado. Pode ser? Me disseram que sou eu que pago esses rega-bofes do STF... Então... Acho justo provar uma lambisquinha.


Cármen Lúcia: Coitado. Senhor Presidente Luiz Fux? O senhor poderia expulsar esse infeliz daqui? Chamar o meu vinho Merlot de afrescalhado é inconstitucional! Sai daqui, minhoca!


Trupico: Eu também queria tirar esta pulseira aqui da minha canela, igual os senhores fizeram com o Lula. Eu roubei uns dois ou três carros, e fiquei com a ficha suja na Polícia. E o Lula roubou muito mais. Ele já tá limpinho e cheirosinho diante da Justiça. Eu também quero!


Roberto Barroso: Psiu! Garçom! Me vê um Cabernet Sauvignon, safra 2012, envelhecido em madeira de jabuticabeira, geladinho, e duas lagostas vivas. Agora!


Trupico: Urgh... A gente pode vomitar aqui no canto, Luiz Fuco?


Luiz Fux: É Fux! 


Gilmar Mendes: Retirem esse homem vil e desprezível daqui!!! Sai encosto!!! Isto aqui é o STF, o centro de comando jurídico que dita as ordens para o povo brasileiro!!! A coisa aqui é séria!!! Sai!!! Nós somos o cérebro do Brasil!!!


Ricardo Lewandowski: Calma, Gilmar. 


Gilmar Mendes: Como ousa, nobre ministro??? O senhor está me dando uma ordem??? Que ditadura é essa??? Eu abro a boca e sou censurado??? Hein???


Dias Toffoli: Ele não deu ordem, caro ministro Mendes. Ele sugeriu calma. Apenas isso. Calma.


Luiz Fux: Trupico, o senhor está tumultuando a casa. Está vendo como os ânimos estão ficando alterados?


Edson Fachin: Eu voto pela expulsão dele.


Nunes Marques: Trupico, o que mais o senhor quer? Como podemos ajudar?


Trupico: Meu vizinho me falou que é aqui que a gente se ajoelha pra conversar com Deus. Que o STF é mais importante do que Deus, do que a minha igrejinha. Então eu vim fazer minhas orações. Porque lá na igreja não entra nem peido. Tá tudo fechado por ordem dos senhores. Os senhores aceitam propina pra abrir minha igreja? Lagosta eu não tenho, mas posso trazer um saco duns dois quilos de camarão afrescalhado... digo, fresquinho.


Alexandre de Moraes: Presidente Luiz Fux? Isso aqui ultrapassa os limites do estado democrático de direito. Isso é deboche. Quer que eu acione a segurança pra levar esse pangaré?


Luiz Fux: Senhor Trupico, eu lhe imploro: vá embora. Por favor. Não podemos lhe ajudar.


Trupico: Entendi. Tá certo então. Mas, peraí. Antes de sair, lembrei que eu tenho um recadinho cá no bolso. É do meu primo Tonico que tá preso lá em Maceió, para o ministro Marco Aurélio. Ele diz assim: “Ministro Marco Aurélio, eu acho o senhor muito engraçado. O senhor fala parecendo que tem um ovo quente dentro da boca, fazendo pose de rei afrescalhado. Mas, eu gosto do senhor. Fiquei sabendo que o senhor libertou um grande traficante. Eu mexi com essas porcarias, e trafiquei uns dois quilos de cocaína. Acabei preso. Mas nem se compara com o que o traficante grandão fez. O senhor poderia me libertar, por gentileza? Muito agradecido. P. S.: minha mãe cria lagosta, se é que o senhor me entende.”


Marco Aurélio: Seguranças!!!


Trupico: E eu vou dizer mais, antes de ir embora. Se um traficante pode ser solto, por que os senhores não libertam o meu Jesus, pra abençoar esta baderna que virou o Brasil? Hein?


Thomas Jefferson against Calvinism