quinta-feira, 13 de maio de 2021

Reddit: um interessante gerador de conteúdo e fórum de discussão, mas arbitrário, ditatorial, insuportável e decadente

Reddit: um interessante gerador de conteúdo e fórum de discussão, mas arbitrário, ditatorial, insuportável e decadente


Luiz Andrada

13 maio 2021

luizandradabh@gmail.com





Eu sou um reincidente usuário do Reddit, apesar de ter sido suspenso e banido algumas vezes, por simplesmente expor as minhas ideias. O ideal que move essa ferramenta pode ser fascinante, mas a sua funcionalidade é permeada por uma rigidez que beira o fanatismo. Encontrar pessoas e assuntos dos mais variados universos é algo muito enriquecedor. Mas, o Reddit falha em um aspecto gritante: ele é rigidamente controlado por milhões de moderadores imaturos e despóticos. Em pleno século XXI isso é um pecado quase imperdoável, especialmente quando falamos do bastião da democracia que é a internet. Aliás, essa espécie de rede social falha em diversos aspectos, mas eu creio que esse é o mais evidente. Milhões de controladores resultam em total descontrole.


Cada comunidade no Reddit é chamada de sub. E os subs possuem suas próprias regras. Entra quem quer. Mas, quem entra não pode falar o que quer. Inclusive, muitos subs funcionam como guetos ideológicos perigosos, pois congregam criminosos como racistas, neonazistas, etc. Se falar algo que ameace a imaturidade megalomaníaca do moderador ou demais membros, o usuário é banido do sub, e em casos mais graves pode ser suspenso ou banido do próprio Reddit. Eu acumulo essas punições. É algo absurdamente surreal. Parece que o Reddit e os seus subs são dirigidos por religiosos do Taleban, com o perdão do exagero. Tudo é pecado, tudo é errado, tudo é taxado de spam, de brigading, etc. E quando alguém se ofende por aquilo que leu, basta apertar o botão “Report”, e o moderador decidirá se o “criminoso” irá para a fogueira da inquisição, ou será poupado. Chega a ser infantil e ridículo.


Há outros subs que são completamente fechados e enclausurados, nos quais o usuário precisa implorar para entrar. Só Deus sabe o que é discutido ali dentro, se receitas de bombas caseiras são compartilhadas nesses subs, ou quaisquer outras atividades ilícitas.


Eu fiz críticas a políticos, e fui banido do sub. Eu fiz críticas a uma igreja norte-americana, e fui banido do sub. Eu critiquei a péssima qualidade de muitos produtos chineses, e fui atacado. E as punições se acumulam. Já tenho cerca de seis contas de login diferentes no Reddit, para tentar sobreviver ali dentro. E tenho certeza que muitos usuários fazem o mesmo que eu faço. Aliás, o Reddit é tão invasivo e autoritário que pune também o crime de ter contas alternativas. Eles querem tolher a minha liberdade de criar quantas contas eu quiser. Que eu saiba isso não é crime no Brasil.


Após uma punição, o usuário não tem a quem recorrer. Não há uma instância superior no Reddit que possa receber um pedido de clemência do usuário. Se a pessoa esteve há anos produzindo conteúdo de qualidade, e vacilou uma única vez, ela será expulsa e perderá todo o conteúdo que produziu. Simples assim. O nome disso é despotismo, ditadura tecnológica. Em pleno século XXI não diga o que você pensa, ou você será queimado na fogueira.


Thomas Jefferson against Calvinism