sexta-feira, 10 de junho de 2022

Minha cuia se esvazia



Minha cuia se esvazia



Luiz Andrada

10 jun. 2022



Minha cuia sempre se esvazia

Vez e outra eu desço água

Mas teimosa se esvazia

Nestes pampas tão bravios

Fui plantado pelas entranhas

Da minha história

Tudo assim tão verde

Tudo assim tão belo

Mas alguém me disse um dia

Que minha terra é planície vazia

Eu nada disse em resposta

Mas amei a minha cuia

Eu a vi assim

Tão miúda

Tão singela

Repleta da alma do meu povo

E se ela está vazia

Tão vazia quanto os pampas

É porque eu a amei

Fui nutrido pelo verde

O amargo do meu sul

É mentira o tal vazio

Há história, sangue e luta

Em cada espaço desta cuia

Eu nada disse em resposta

Mas amei a minha cuia

Vez e outra eu amei:

‘Doce cuia, terna história

Se vazia ou se bem cheia

Meu amor é todo teu

Teu sabor é todo meu

Vê se esquece quem te acusa

De ser vazia e leviana

Vê se nutre o meu sul

E ama muito mais

Estes meus pampas’


Thomas Jefferson against Calvinism