Belo Buraco
Luiz Andrada
27 maio 2021
Foi aprovado na Câmara Municipal de Belo Horizonte o projeto de lei que altera o nome do município para Belo Buraco. Não houve voto contrário. O prefeito já sinalizou que, ante o clamor popular, sancionará a lei com sua gloriosa, ínclita e eminente assinatura.
O povo belo-buraquino, na sua prática diária e disciplinada do esporte de salto olímpico dos buracos das calçadas, elegeu um nome mais fiel e justo à vocação esportiva desta cidade. O que já era ruim está piorando com a crise da pandemia do coronavírus. Famintos e drogados estão invadindo as madrugadas e carregando as tampas das caixas para tentarem algum dinheiro fácil. Uma tampa pequena vale um pino de cocaína. Uma tampa grande vale um pino de cocaína e uma garrafa de pinga.
Uma rápida aventura pelos passeios de Belo Buraco é suficiente para constatar o prazer perverso da administração municipal, das companhias telefônicas, de água, de luz, ao permitirem com extrema facilidade, e demorada reposição, a façanha do roubo dos tampões das caixas que povoam abundantemente os nossos passeios. Diariamente eu perco as contas sobre esse fenômeno. Que o leitor verifique, e constate por si mesmo que os tampões estão desaparecendo.
Isso é perverso, sim, porque a incompetência para se criar uma tecnologia simples e eficaz que evite o roubo (uma nova trava, um novo tipo de cadeado, etc.), e a escandalosa proliferação desses buracos violentos e causadores de gravíssimas fraturas e lesões, demonstra a insensibilidade e a inoperância daqueles que se intitulam administradores municipais, vereadores, dirigentes de estatais e empresas. Estamos caminhando num campo minado, e essas pessoas folgam, tomam cafezinho e votam seus próprios aumentos salariais.
Quando a conta de luz chega, pague em dia, porque a companhia elétrica é intolerante, e corta a energia de imediato de quem ousa atrasar um pouco no pagamento. Você já atrasou o pagamento da sua conta telefônica? Oi, TIM, Claro, Vivo esperam quantos dias para bloquear o seu número?
Mas, se você cair no buraco de uma caixa telefônica, no Centro de Belo Buraco, prepare-se para aguardar a vida inteira, até o seu falecimento, por qualquer indenização, cobertura dos cuidados hospitalares, pagamento da fisioterapia, da bengala, etc. Da parte da Prefeitura de Belo Buraco, nem é preciso dizer. Talvez o bisneto receba a compensação do valor pago pelo táxi que levou o ferido ao hospital. A corrida ficou em 17,00 reais. Lá por volta do ano de 2060 o bisneto receberá cerca de 17,25 reais.
O esporte de salto olímpico dos buracos das calçadas está muito animado, e conquistando a cada dia novos adeptos, fraturados, lesionados, humilhados. Vem ser feliz com a gente! Vem pra Belo Buraco!